facebook twitter flickr

Corrente Cultural

Procure por palco:

10hCASA ANDRADE MURICY

Exposição Bienal Internacional de Curitiba

Descrição:
O espaço expõe, durante a Bienal, obras dos seguintes artistas: Luzia Simons (França), José de Quadros (Brasiol/Alemanha), Rachel Googyear (Reino Unido), Wolfgang Stiller (Alemanha), Clemens Krauss (Áustria), Wang Chengyun (China), Xiong Yu (China), Nina Fischer & Maroan El Sani (Alemanha), Pierre Lapalu (Curitiba/PR), Laerte Ramos (São Paulo/SP), Cleverson Antunes Oliveira (Curitiba/PR), Louise Bourgeois (França), Annika Kahrs (Alemanha), e Dora Longo Bahia (Brasil)

Ingresso: gratuito

10hMUSEU PARANAENSE

Exposições: 150 Anos da Família Hauer no Brasil e Rituais Indígenas e a Fabricação do Corpo

Ingresso: gratuito

10hCAIXA CULTURAL

Exposição Sérgio Rodrigues – Um Designer dos Trópicos

Descrição: A mostra, que tem curadoria de Marta Micheli e Veronica Rodrigues (filha do designer), traz ao público um lado pouco conhecido do processo criativo do artista, além da exposição de móveis famosos, como a "Poltrona Mole".

Ingresso: gratuito

10hMuseu de Arte Contemporânea – MAC

Mostra do acervo: A Geodésia Museológica

Descrição: Com curadoria de José Francisco Alves, reúne obras do acervo do museu

Ingresso: gratuito

10hMUSEU OSCAR NIEMEYER

Exposições: ZERO, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Descrição:
ZERO
A exposição, inédita no Brasil, traz uma visão geral com enfoque temático dessa vanguarda internacional que, no período pós-guerra revolucionou a arte com pinturas seriais e vibrantes estruturas luminosas. Desde o início, o grupo ZERO foi concebido como rede internacional. A superação de fronteiras, tanto nacionais quanto artísticas, teve importância central em uma Europa marcada pela guerra

Bienal
Com seleção de 35 artistas do Brasil e do mundo, essa edição tem como conceito a escolha de obras que possam representar uma experiência estética significativa para a cidade

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural
A mostra exibe 12 obras que revelam, por suas qualidades estéticas, a relevância da produção brasileira contemporânea na linguagem cinematográfica

Idea Brasil
A exposição apresenta o melhor do design brasileiro, e inclui os ganhadores do Prêmio IDEA/Brasil 2013

Ingresso: gratuito

10hMuseu Alfredo Andersen

Exposição: Coisas de Alice, de Leila e Giovana e Intimo, de Marilia Diaz

Descrição:
Coisas de Alice
A mostra, realizada pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti, traz obras de porcelana e bordados. As peças fazem uma alusão ao “sufocamento” do corpo da mulher ao carregar outra vida.

Íntimo
Abordando o tema da feminilidade, a artista faz uma retrospectiva de detalhes íntimos da sua vida desde a infância. Perto do aniversário de 60 anos, Marília recupera lembranças da maternidade, resquícios de casamento e objetos dos afazeres da mulher.

Ingresso: gratuito

10hBosque do Papa

Espetáculo musical Baquetinhá

Descrição: Baquetinhá é um espetáculo musical, do grupo Baquetá, voltado para o público infantil. O repertório é formado por canções tradicionais, cantigas de roda e composições do próprio grupo. O espetáculo foi contemplado pelo edital da corrente cultural 2013.

Ingresso: gratuito

10hMUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 Desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

10h às 19hMuseu Municipal de Arte (MuMA)

Exposições da Semana da Fotografia – Curitiba Luz, Imagem e Fotografia e Bauhaus

Descrição: Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abriga uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto”, que pode ser vista até o dia 15 de dezembro, reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.


A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans.

O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.

No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de

Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

Ingresso: gratuito

10h30 às 13hCASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

Improviso, Dança e Música

Descrição: A atividade é gratuita e aberta para toda a população, que pode se juntar à roda, improvisar seu número e trocar experiências relacionadas a essas linguagens. A proposta é fruto da parceria entre o UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP e a SummuS Contato e Improvisação, com a apoio Fundação Cultural de Curitiba. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

11hBosque do Papa

A Fábula do Vento do Sul

Descrição: A peça discute a busca pelo amor e pelo auto-conhecimento. Com direção de Humberto Gomes, teve 5 indicações ao Gralha Azul, ganhando o troféu nas categorias Direção e Maquiagem.

Ingresso: gratuito

11hMUSEU OSCAR NIEMEYER

Dalton Trevisan na pintura de Rony Bellinho

Descrição: O artista curitibano Rony Bellinho, que na Bienal Internacional de Curitiba expõe a série “Vampiros e Desgracidas”, inspirada na obra do escritor Dalton Trevisan, oferece essa oficina na qual comentará sobre sua obra

Ingresso: gratuito

11h30CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA

Domingo Onze e Meia – Ciro Moraes

Descrição: O tradicional programa Domingo Onze e Meia, que acontece no Conservatório de MPB de Curitiba, tem como atração, às 11h30 deste domingo (3), o cantor curitibano Ciro Morais. O artista divide o palco com os músicos Gustavo Moro (violão de 7 cordas), Caio Murilo (cavaquinho), Zezinho do Pandeiro (percussão) e Marcela Zanetti (flauta). A entrada é franca.

Considerado como um dos mais importantes intérpretes de samba no sul do país, Ciro Morais preparou para o espetáculo um repertório que reúne composições de Cartola, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Vinicius de Moraes, Arlindo Cruz, Nelson Cavaquinho, Zeca Pagodinho, Tom Jobim e Dona Ivone Lara, proporcionando ao público uma viagem pela música popular brasileira.

Com 37 anos de carreira musical, Ciro Morais já participou de vários festivais, entre eles Paraná Canta, organizado pela Secretaria de Cultura do Paraná, e Voz Itaú, quando concorreu com intérpretes do Brasil inteiro. Apresentou-se ao lado de Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Monarco da Portela e muitos outros. Em 2006, gravou seu primeiro CD solo – Ciro Morais “BONS MOMENTOS” –, mostrando sua verdadeira identidade musical, com obras representativas do samba tradicional, de autores como Sereno (grupo Fundo de Quintal), Jorge Aragão e Cleber Augusto (antigo integrante do Fundo de Quintal).

Atualmente o cantor divulga seu trabalho solo por todo o Brasil, com apresentações em espaços culturais, feiras e casas noturnas. Em seu repertório constam composições de importantes nomes da MPB, como Chico Buarque, Pixinguinha, Cartola, Adoniran Barbosa, João Nogueira, Arlindo Cruz, Juvelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, além de autores paranaenses.

Programa:
O sol nascerá – Cartola
Corra e olhe o sol – Cartola
Não quero mais amar a ninguém – Cartola
Roda Ciranda – Martinho da Vila
Segure tudo – Martinho da Vila
Batuque na Cozinha – Martinho da Vila
Onde a dor não tem razão – Paulinho da Viola
Trama – Paulinho da Viola
Meu laiá-raiá – Arlindo Cruz
Chega de saudade – Vinicius de Moraes
Quando eu me chamar saudade – Nelson Cavaquinho
Garota de Ipanema – Tom Jobim
Poxa – Zeca Pagodinho
Alvorecer – Dona Ivone Lara
Acreditar – Dona Ivone Lara
Sonho meu – Dona Ivone Lara

Ingresso: gratuito

12hMuseu da Gravura

Exposições: Bienal Internacional de Curitiba

Descrição:
O espaço reúne os seguintes artistas da Bienal: Daniel Duda, Marcone Moreira, Beatrice Steimer, E/Ou, Edwin Sánches, Milton Marques, Vladimir Kozák, Leila Pugnaloni, Tatiana Stropp e Lourival Cuquinha

Ingresso: gratuito

13h30Bosque do Papa

Oficina de musicalização infantil: Ritmos, Cantigas e Brinquedos Populares

Descrição: Evento comtemplado pelo edital da Corrente Cutural 2013. Inscrições pelo e-mail contato@fuaproducoes.com.br

Ingresso: livre

14hCASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

Dança: apresentação de flamenco

Ingresso: gratuito

15hBosque do Papa

Oficina Arte no Parque: com Julia Basso e Dilma Nascimento

Descrição: Evento patrocinado pelo edital da corrente cultural 2013. Inscrições: contato@fuaproducoes.com.br

Ingresso: gratuito

15hParque Barigui

Bon Odori

Descrição:
Dança tradicional japonesa, em que a ideia é homenagear os mortos que visitam o mundo dos vivos, é até hoje muito conhecida e executada no festival de mesmo nome, que ocorre no Japão

Ingresso: gratuito

15h45Parque Barigui

Dança: Yosakoi Soran Street Dance e Taiko Okinawa e Wakab

Ingresso: gratuito

16h30Bosque do Papa

Histórias da Mata

Descrição: Contação de histórias com mediação de Vinicius Azevedo. Evento patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

17hBosque do Papa

Show: encerramento da Correntinha, com o grupo Siricutico

Descrição: O grupo Sircutico realiza apresentações para o público infantil. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Exposição: 23 cartazes dos filmes de Federico Fellini

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Cinema: Festival Fellini – Amarcord

Descrição: O título Amarcord significa “eu me lembro” em dialeto da Romagna. Fellini faz uma viagem pela Itália da sua juventude. A história se passa numa pequena cidade italiana dos anos 30, quando havia a dominação fascista. Nesse cenário, o cineasta nos apresenta suas lembranças, navegando pelo humor, sexo, política e família. O filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Classificação: 12 anos.

Ingresso: gratuito

18hMUSEU GUIDO VIARO

Cinema: Festival Fellini – Eu sou um grande mentiroso

Descrição: O documentário analisa a vida e a carreira do diretor italiano Federico Fellini, com entrevistas de amigos e colaboradores, além de trechos de seus filmes. O próprio Fellini fala a respeito do papel do artista na sociedade e de como seus filmes se ajustam nesse contexto.

Classificação Livre.

Ingresso: gratuito

19hCAIXA CULTURAL

Show musical: Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

9h às 15hMEMORIAL DE CURITIBA

Exposições: Anos 50, Abstratus, Curitiba Protesta, Otto e Mezzo

Descrição:
Anos 50
A exposição apresenta fotografias, gibis, revistas e filmes de época

Curitiba Protesta
A mostra fotográfica conta com cerca de 60 imagens sobre as manifestações de junho e julho

Otto e Mezzo
Exposição de fotografias em homenagem aos 50 anos do filme Oito e Meio, de Federico Fellini. 50 imagens em preto e branco da autoria de TazioSecchiaroli

Ingresso: gratuito

13h30Rua da Cidadania Santa Felicidade

Oficina de DJ com Vinil e Discotecagem

Descrição:

Ingresso: gratuito

20hCCIB DANTE ALIGHIERI

Exposição Memórias da Imigração Italiana no Paraná

Descrição:

Ingresso: gratuito

10h SALA DO ARTISTA POPULAR

Saudação à Natureza : A Arte Lírica de Sandra Maciel

Descrição: A artista passa a cada obra um relato de momentos vividos pelas pessoas do campo, com seus costumes e simplicidade. O amor pela natureza está ligado diretamente às lembranças da artista paranaense

Ingresso: gratuito

12hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12h e 17hPRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Descrição: Apresentação de diversos artistas em trabalho de rua, que fazem a demonstração de sua arte, seja por meio da música, circo, teatro ou artes visuais.

Ingresso: gratuito

12h30Rua da Cidadania do Boqueirão

Show Terra Brasilis

Descrição: Com o Grupo Gogó à Brasileira

Ingresso: gratuito

13h30Rua da Cidadania Santa Felicidade

Oficina de Dança de Salão – Ritmos Diversos

Descrição: Evento patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

14hMUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 Desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

14hCASA DE LEITURA MARIA NICOLAS

Oficina quadrinhos nos bairros

Descrição: HQ com José Aguiar

Ingresso: gratuito

14hRua da Cidadania Boa Vista

As sombras animadas da Cia. Karogozwk

Descrição: Teatro de sombras

Ingresso: gratuito

14hRua da Cidadania do Boqueirão

Oficina de Histórias em Quadrinhos - Professor Ibraim Roberson

Descrição: As oficinas, com três horas de duração cada, consistem de uma parte teórica onde cada autor irá palestrar sobre sua carreira e experiência pessoal no mercado de trabalho, além de traçar um panorama dos quadrinhos locais. Em seguida serão feitas atividades práticas onde os alunos aprenderão técnicas de linguagem de quadrinhos, como narrativa, sequência, criação de personagens.A proposta do projeto é levar a cultura das histórias em quadrinhos às comunidades.

Ingresso: gratuito

14hRua da Cidadania Santa Felicidade

Oficina de Histórias em Quadrinhos - Professor José Aguiar

Descrição: As oficinas, com três horas de duração cada, consistem de uma parte teórica onde cada autor irá palestrar sobre sua carreira e experiência pessoal no mercado de trabalho, além de traçar um panorama dos quadrinhos locais. Em seguida serão feitas atividades práticas onde os alunos aprenderão técnicas de linguagem de quadrinhos, como narrativa, sequência, criação de personagens.A proposta do projeto é levar a cultura das histórias em quadrinhos às comunidades.

Ingresso: gratuito

15h INSTITUTO CERVANTES

Cine de animação

Descrição: Mostra

Ingresso: gratuito

17hINSTITUTO CERVANTES

Dança flamenca

Ingresso: gratuito

17h PRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

18hMUSEU GUIDO VIARO

Fellini – A história de um mito

Descrição: O documentário, dirigido por Gianni Paulucci, apresenta entrevistas com o próprio Fellini e cenas curiosas que foram excluídas dos filmes Noites de Cabíria e Casanova.

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Festival Fellini – Os Boas Vidas

Descrição: Numa pequena cidade da Itália, cinco jovens amigos são típicos boas-vidas. Levam uma vida boêmia repleta de farras, bebidas e mulheres. Sem perspectivas, cada um deles encontra um modo de escapar da monotonia da vida provinciana.

Classificação: 12 anos

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Festival Fellini – Os Boas Vidas

Descrição: Numa pequena cidade da Itália, cinco jovens amigos são típicos boas-vidas. Levam uma vida boêmia repleta de farras, bebidas e mulheres. Sem perspectivas, cada um deles encontra um modo de escapar da monotonia da vida provinciana.

Classificação: 12 anos

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Exposição: 23 cartazes dos filmes de Federico Fellini

Ingresso: gratuito

18h30Rua da Cidadania Santa Felicidade

Cida Airam e os Coroados

Descrição: Show

Ingresso: gratuito

19hRua da Cidadania Boa Vista

O violão na música brasileira

Descrição: Workshop

Ingresso: gratuito

20hRua da Cidadania do Boqueirão

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

20h30TERMINAL PINHEIRINHO

Muro das Estrelas

Descrição: Dança

Ingresso: gratuito

21h30TERMINAL BOQUEIRÃO

Muro das Estrelas

Descrição: Dança

Ingresso: gratuito

9hTERMINAL CIC

Curupira Cultural

Descrição: Graffiti e Declamação de poesias

Ingresso: gratuito

9hRua da Cidadania Boa Vista

Oficina de Histórias em Quadrinhos - Professor André Caliman

Descrição: As oficinas, com três horas de duração cada, consistem de uma parte teórica onde cada autor irá palestrar sobre sua carreira e experiência pessoal no mercado de trabalho, além de traçar um panorama dos quadrinhos locais. Em seguida serão feitas atividades práticas onde os alunos aprenderão técnicas de linguagem de quadrinhos, como narrativa, sequência, criação de personagens.A proposta do projeto é levar a cultura das histórias em quadrinhos às comunidades.

Ingresso: gratuito

9h30TERMINAL CAMPO COMPRIDO

Muro das Estrelas

Descrição: Dança

Ingresso: gratuito

10h CASA ANDRADE MURICY

Exposição: Bienal Internacional de Curitiba

Ingresso: gratuito

10hCCIB DANTE ALIGHIERI

Exposição: Memórias da Imigração Italiana no Paraná

Descrição:

Ingresso: gratuito

10h SALA DO ARTISTA POPULAR

Exposição: Saudação à Natureza - A Arte Lírica de Sandra Maciel

Descrição: A mostra exibe pinturas de Sandra Maciel, que representam o amor da artista pela natureza. As obras retratam os costumes e a simplicidade da vida das pessoas que vivem no campo.

Ingresso: gratuito

10hCENTRO DE ARTE DIGITAL - PORTÃO CULTURAL

Sinfonia Comum, de Tiê Passos e Fábio Alves

Descrição: O projeto, dos artistas Fábio Alves e Tiê Passos, propõe a investigação da paisagem sonora da cidade. A instalação multimídia, que privilegia o ouvir, registra sons em extinção e outros gerados por novas atividades urbanas

Ingresso: gratuito

10h Museu de Arte Contemporânea – MAC

Mostra do acervo: A Geodésia Museológica

Descrição: Exposição do curador José Francisco Alves, com obras do acervo do MAC, que dizem respeito a territórios, paisagens, lugares concretos e universos imaginários.

Ingresso: gratuito

10hMUSEU OSCAR NIEMEYER

Diversas exposições

Descrição: As exposições que estão em cartaz no MON: Zero, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Ingresso: R$6 e R$3

10hMuseu da Fotografia Cidade de Curitiba

Exposições do MuMA

Descrição: Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abriga uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto”, que pode ser vista até o dia 15 de dezembro, reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.


A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans.

O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.

No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de

Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

Ingresso: gratuito

10h Rua da Cidadania Boa Vista

Blinc Blom Blum

Descrição: Show com apresentação de música instrumental autoral.

Ingresso: gratuito

12h às 14h e 17h às 19hPRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Descrição: Apresentação de diversos artistas em trabalho, com a demonstração de sua arte, seja por meio da música, circo, teatro ou artes visuais.

Ingresso: gratuito

12h30REGIONAL MATRIZ

Terra Brasilis

Descrição: Espetáculo da companhia "Vocal Gogó à Brasileira".

Ingresso: gratuito

13h30TERMINAL BOQUEIRÃO

Dança: Muro das Estrelas

Descrição:

Ingresso: gratuito

13h30Rua da Cidadania do Bairro Novo

Oficina de Histórias em Quadrinhos - Professor André Caliman

Descrição: As oficinas, com três horas de duração cada, consistem de uma parte teórica onde cada autor irá palestrar sobre sua carreira e experiência pessoal no mercado de trabalho, além de traçar um panorama dos quadrinhos locais. Em seguida serão feitas atividades práticas onde os alunos aprenderão técnicas de linguagem de quadrinhos, como narrativa, sequência, criação de personagens.A proposta do projeto é levar a cultura das histórias em quadrinhos às comunidades.

Ingresso: gratuito

13h30 às 15h30REGIONAL SANTA FELICIDADE

Oficina de Dança de Salão

Descrição: Demonstração de diversos ritmos.

Ingresso: gratuito

14hMUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

14hCASA DA LEITURA MANOEL CARLOS KARAM

Contação de Histórias

Descrição: Roda de leitura para crianças, com a mediação de Diamila Medeiros.

Ingresso: gratuito

14hREGIONAL BOA VISTA

Alberto – O menino que queria voar

Descrição: Espetáculo de sombras, que faz um retrato da cidade de Paris no século XX e conta a história de um mecânico, amigo de Santos Dumont. Ele fala sobre este homem ilustre, sua perseverança e incríveis descobertas aeronáuticas. Santos Dumont afirmava, desde menino, que “o homem pode voar”.

Ingresso: gratuito

14hREGIONAL BOA VISTA

As Sombras animadas da Cia Karogozwk

Descrição: Teatro de sobras para público a partir de 8 anos.

Ingresso: gratuito

14hCOLÉGIO ESTADUAL FLÁVIO FERREIRA DA LUZ

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

14h45TERMINAL PINHEIRINHO

Dança: Muro das Estrelas

Descrição: Espetáculo do Oito Tempos Grupo de Dança. Criação de Luiz Dalazen e Direção de Sheila Santos.

Ingresso: gratuito

15h INSTITUTO CERVANTES

Mostra: Cine de Animação

Ingresso: gratuito

16hREGIONAL SANTA FELICIDADE

Oficina de Percussão

Ingresso: gratuito

16hREGIONAL MATRIZ

Blinc Blom Blum

Descrição: Apresentação de música instrumental autoral.

Ingresso: gratuito

16hRua da Cidadania Santa Felicidade

Oficina de Percussão Fazendo Arte

Ingresso: gratuito

16h15TERMINAL CAMPO COMPRIDO

Dança: Muro das Estrelas

Descrição: Espetáculo do Oito Tempos Grupo de Dança. Criação de Luiz Dalazen e Direção de Sheila Santos.

Ingresso: gratuito

17h e 20hREGIONAL BOA VISTA

Concerto: Duo Malta-Egashira

Ingresso: gratuito

18hGOETHE-INSTITUT CURITIBA

Terça Musical Goethe-Vox

Ingresso: gratuito

18hMUSEU GUIDO VIARO

Festival Fellini – Fellini, um Autorretrato

Descrição: Documentário produzido pela RAI que traça perfil biográfico do mestre italiano a partir de entrevistas e cenas raras de arquivo. O documentário contém cenas da filmagem de Abismo de um Sonho, de 1952, até uma entrevista de 1975, quando Amarcord ganhou o Oscar de filme estrangeiro.

Classificação: Livre

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Festival Fellini - A Estrada da Vida

Descrição: Zampanó, o saltimbanco brutamontes de comportamento instintivo que abre seu caminho a golpes de violência, “compra” Gelsomina, jovem quase debiloide. A presença do circo, da estrada. Vida e arte; e o caminhar constante da procura, cheio de desencontros. O filme foi vencedor de pelo menos 50 prêmios, entre eles o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Classificação Livre

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Exposição: 23 cartazes dos filmes de Federico Fellini

Ingresso: gratuito

18h30REGIONAL SANTA FELICIDADE

Show de Lydio Roberto

Descrição: O apresentador do programa “Terra Canção”, da TV Educativa, mostra as principais canções de sua carreira.

Ingresso: gratuito

18h30Rua da Cidadania Santa Felicidade

Oficina de Percussão Fazendo Arte

Ingresso: gratuito

19h às 21hCENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA

Roda de leitura

Descrição: Roda de leitura para jovens e adultos.

Ingresso: gratuito

20hTEATRO DO PAIOL

Terça Brasileira

Descrição: Show com a banda curitibana Baque Solto.

Ingresso: R$20 e R$10

20hCAIXA CULTURAL

Teste de Audiência

Descrição: Projeto idealizado pelos cineastas Márcio Curi e Renato Barbieri, que traz filmes nacionais em processo de finalização.

Ingresso: gratuito

20hTEUNI

Grupo de MPB da UFPR

Ingresso: gratuito

9hTERMINAL CIC

Curupira Cultural – Graffiti e declamação de Poesias

Ingresso: gratuito

9hMUSEU PARANAENSE

Exposições: 150 anos da Família Hauer no Brasil e Rituais Indígenas e a Fabricação do Corpo

Ingresso: gratuito

9hCAIXA CULTURAL

Exposição: Sérgio Rodrigues – Um Designer dos Trópicos

Descrição: A mostra, que tem curadoria de Marta Micheli e Veronica Rodrigues (filha do designer), traz ao público um lado pouco conhecido do processo criativo do artista, além da exposição de móveis famosos, como a "Poltrona Mole".

Ingresso: gratuito

9hRua da Cidadania do Boqueirão

Oficina de Histórias em Quadrinhos - Professor Ibraim Roberson

Descrição: As oficinas, com três horas de duração cada, consistem de uma parte teórica onde cada autor irá palestrar sobre sua carreira e experiência pessoal no mercado de trabalho, além de traçar um panorama dos quadrinhos locais. Em seguida serão feitas atividades práticas onde os alunos aprenderão técnicas de linguagem de quadrinhos, como narrativa, sequência, criação de personagens.A proposta do projeto é levar a cultura das histórias em quadrinhos às comunidades.

Ingresso: gratuito

9hRua da Cidadania do Portão

Oficina de Histórias em Quadrinhos - Professor José Aguiar

Descrição: As oficinas, com três horas de duração cada, consistem de uma parte teórica onde cada autor irá palestrar sobre sua carreira e experiência pessoal no mercado de trabalho, além de traçar um panorama dos quadrinhos locais. Em seguida serão feitas atividades práticas onde os alunos aprenderão técnicas de linguagem de quadrinhos, como narrativa, sequência, criação de personagens.A proposta do projeto é levar a cultura das histórias em quadrinhos às comunidades.

Ingresso: gratuito

9h às 12h e das 14 às 18hSOLAR DO BARÃO

Exposição: Factos da Actualidade (Charges e Caricaturas em Curitiba de 1900 a 1950)

Ingresso: gratuito

9h às 18hMEMORIAL DE CURITIBA

Exposições: Anos 50, Abstratus, Curitiba Protesta, Otto e Mezzo

Ingresso: gratuito

9h às 18hMuseu da Gravura

Exposições: Bienal Internacional de Curitiba

Ingresso: gratuito

9hMUSEU PARANAENSE

150 anos da Família Hauer no Brasil e Rituais Indígenas e a Fabricação do Corpo

Descrição: Exposições

Ingresso: gratuito

9hMuseu Alfredo Andersen

Semana Andersen – Exposição de Margarida Krause – Seleções Retratos

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

10hCENTRO DE ARTE DIGITAL - PORTÃO CULTURAL

Sinfonia Comum, de Tiê Passos e Fábio Alves

Descrição: O projeto, dos artistas Fábio Alves e Tiê Passos, propõe a investigação da paisagem sonora da cidade. A instalação multimídia, que privilegia o ouvir, registra sons em extinção e outros gerados por novas atividades urbanas

Ingresso: gratuito

10hCASA ANDRADE MURICY

Bienal Internacional de Curitiba

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

10hSALA DO ARTISTA POPULAR

Saudação à Natureza – Pinturas de Sandra Maciel

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

10hMuseu de Arte Contemporânea – MAC

A Geodésia Museológica

Descrição: Mostra do acervo

Ingresso: gratuito

10hMuseu Municipal de Arte (MuMA)

Exposições: da Semana da Fotografia – Curitiba Luz, Imagem e Fotografia e Bauhaus

Descrição: Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abriga uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto”, que pode ser vista até o dia 15 de dezembro, reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.


A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans.

O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.

No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de

Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

Ingresso: gratuito

10h MUSEU OSCAR NIEMEYER

Zero, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Descrição: Exposições

Ingresso: R$6 e R$3

10h30BICICLETARIA CULTURAL

Lastro - Encontros de Arte e Crítica no p.ARTE

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12h Praça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

14hMUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 Desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

14hCASA DA LEITURA MANOEL CARLOS KARAM

Roda de Leitura – As Letras e a Cidade

Descrição:

Ingresso: gratuito

14hColégio Estadual Amâncio Moro

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

15h TEATRO LALA

O Baú de Maria Clara

Descrição: Mostra de Teatro Infantil

Ingresso: gratuito

15hINSTITUTO CERVANTES

Mostra de cine de animação

Ingresso: gratuito

15hCENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO

Marcelo, Marmelo, Martelo

Ingresso: gratuito

16h Teatro Novelas Curitibanas

Quem você virtualmente é?

Descrição: Teatro

Ingresso: R$10 e R$5

17hMUSEU OSCAR NIEMEYER

Projeto Vitral - Música, Tempo e Espaço

Descrição: Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

17h PRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17h PRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17h INSTITUTO CERVANTES

Dança Flamenca

Ingresso: gratuito

17hTEATRO LALA

O Baú de Maria Clara

Descrição: Mostra de teatro infantil

Ingresso: gratuito

17h10Bicicletário Livre do Centro Cívico

Ciclecine Musicletada – Um cinema em que você gera a energia pedalando!

Descrição:

Ingresso: gratuito

18h MUSEU GUIDO VIARO

Festival Fellini – Nino Rota, entre o Cinema e o Erudito

Descrição: Documentário sobre a trajetória do compositor Nino Rota, músico prodígio e compositor prolífico. Seu grande legado está nas trilhas musicais compostas para mais de 150 filmes entre as décadas de 1940 e 1970. Federico Fellini, sua mais famosa e duradoura parceria, deu-se ao longo de três décadas e 17 colaborações.

Ingresso: gratuito

18h CINEMATECA DE CURITIBA

Festival Fellini – E La nave Va

Descrição: Junho de 1914. O navio Gloria N. deixa Nápoles levando as cinzas da cantora lírica grega EdmeaTutea, que serão jogadas no mar da Grécia. Entre os passageiros estão diversos artistas e nobres, de vários países. Durante a viagem o navio acolhe refugiados sérvios, o que traz problemas quando ele é abordado por uma embarcação do Império Austro-Húngaro, que tinha declarado guerra à Sérvia.

Classificação 14 anos.

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Exposição: 23 cartazes dos filmes de Federico Fellini

Ingresso: gratuito

18h30TEATRO LALA

Uma Cama pra Três

Descrição: Plauto é um homem inteligente bem sucedido nos negócios. Todas as mulheres acham-no irresistível. Ele é casado com Wanda, uma mulher bonita, sensual e uma grande companheira. Tudo estaria bem se não fosse um problema. Ele passa por uma fase de impotência sexual. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

18h30INSTITUTO CERVANTES

Conversa com Tzitzi Barrantes

Descrição: A artista colombiana Tzitzi Barrantes conversa com o píublico sobre o tema "Accion-ando en el espacio público". A palestra será em espanhol.

Ingresso: gratuito

18h40Bicicletário Livre do Centro Cívico

Ciclecine Musicletada – Um cinema em que você gera a energia pedalando!

Descrição:

Ingresso: gratuito

19hGOETHE-INSTITUT CURITIBA

Filmclub Sessão Retrô: Os Onze Diabos e Por baixo das Pontes

Descrição:

Ingresso: gratuito

20hCAIXA CULTURAL

Cena HQ – La Burbuja de Bertold

Descrição:

Ingresso: Um livro não didático ou um livro de quadrinho

20h30TEATRO LALA

Uma Cama pra Três

Descrição: Plauto é um homem inteligente bem sucedido nos negócios. Todas as mulheres acham-no irresistível. Ele é casado com Wanda, uma mulher bonita, sensual e uma grande companheira. Tudo estaria bem se não fosse um problema. Ele passa por uma fase de impotência sexual. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

21hSOCIEDADE TREZE DE MAIO

Fandango Mandiquera

Descrição: A experiência desenvolvida pela Associação Mandicuera tem tido como tema as manifestações culturais e artísticas da cultura popular do litoral, mergulhada em um universo conhecido como caiçara. Em um primeiro momento o foco dessas manifestações foi o fandango batido, e a revitalização de grupos, tocadores e dançadores de fandango.

Ingresso: gratuito

9hCAIXA CULTURAL

Sérgio Rodrigues – Um Designer dos Trópicos

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

9h às 12h e 13h às 18hSOLAR DO BARÃO

Factos da Actualidade

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

9h às 12h e 13h às 18hMEMORIAL DE CURITIBA

Anos 50, Abstratus, Curitiba Protesta, Otto e Mezzo

Descrição:
Anos 50
A exposição apresenta fotografias, gibis, revistas e filmes de época

Curitiba Protesta
A mostra fotográfica conta com cerca de 60 imagens sobre as manifestações de junho e julho

Otto e Mezzo
Exposição de fotografias em homenagem aos 50 anos do filme Oito e Meio, de Federico Fellini. 50 imagens em preto e branco da autoria de TazioSecchiaroli

Ingresso: gratuito

9h às 12h e 13h às 18hMuseu da Gravura

Bienal Internacional de Curitiba

Descrição: Exposições

Ingresso: gratuito

9h30CENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO

Marcelo, Marmelo, Martelo

Descrição:
O espetáculo infantil nos apresenta o menino Marcelo, que questiona o nome do que encontra pela frente, inclusive o próprio nome. Quando não encontra as respostas que satisfaçam sua curiosidade, começa a criar uma linguagem própria e grandes confusões ao propor um mundo com outros significados.

Ingresso: gratuito

10hCENTRO DE ARTE DIGITAL - PORTÃO CULTURAL

Exposição de arte digital: Sinfonia Comum, de Tiê Passos e Fábio Alves

Ingresso: gratuito

10hCASA ANDRADE MURICY

Exposição: Bienal Internacional de Curitiba

Ingresso: gratuito

10hSALA DO ARTISTA POPULAR

Exposição: Saudação à Natureza – Pinturas de Sandra Maciel

Ingresso: gratuito

10hCASA DA LEITURA MANOEL CARLOS KARAM

Roda de Leitura – Espaços do Imaginário

Ingresso: gratuito

10hMuseu de Arte Contemporânea – MAC

Mostra do acervo: A Geodésia Museológica

Ingresso: gratuito

10hMUSEU OSCAR NIEMEYER

Exposições: Zero, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Ingresso: R$6 e R$3

10hMuseu Municipal de Arte (MuMA)

Exposições: da Semana da Fotografia – Curitiba Luz, Imagem e Fotografia e Bauhaus

Descrição: Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abriga uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto”, que pode ser vista até o dia 15 de dezembro, reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.


A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans.

O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.

No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de

Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

Ingresso: gratuito

10h30BICICLETARIA CULTURAL

Experimenta: Lastro - Encontros de Arte e Crítica no p.ARTE

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

14hMUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

14h às 22hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Como Ver a Terra

Descrição: Exposição de artes plásticas de Rettamozo.

Ingresso: gratuito

14h30 às 15h30ESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Musicalização para mães e bebês

Descrição: Esta vivência propõe criar um momento lúdico para as crianças e ampliar o repertório de músicas e brincadeiras dos pais com filhos pequenos, ampliando assim a qualidade de interação familiar. Com Monalisa Couto.

Ingresso: gratuito

14h30 às 19hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Oficinas de artes plásticas

Descrição: com a artista Romã Rettamozo, o evento terá diversas linguagens, como pintura, desenho, argila, esculturas tridimensionais, e é voltada para adultos e crianças.

Ingresso: gratuito

14h30 às 20hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Live Painting Interativo

Descrição: Pintura de quadro e oficina de pintura para crianças através da técnica “instante criativo”, com Juliano Grus.

Ingresso: gratuito

15hINSTITUTO CERVANTES

Mostra Cine de animação

Ingresso: gratuito

15hTEATRO LALA

Mostra de Teatro Infantil: A Casinha do Terror

Ingresso: gratuito

15hCENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO

Teatro: Marcelo, Marmelo, Martelo

Ingresso: gratuito

15h às 16hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Yoga para crianças

Ingresso: gratuito

15h30MUSEU OSCAR NIEMEYER

Show: Projeto Vitral - Música, Tempo e Espaço

Ingresso: gratuito

16hTeatro Novelas Curitibanas

Teatro: Quem você virtualmente é?

Ingresso: R$10 e R$5

16hEscola Municipal São Miguel

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

16h às 17hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Musicalização para mães e bebês

Descrição: Esta vivência propõe criar um momento lúdico para as crianças e ampliar o repertório de músicas e brincadeiras dos pais com filhos pequenos, ampliando assim a qualidade de interação familiar. Com Monalisa Couto.

Ingresso: gratuito

17hPRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Descrição:

Ingresso: gratuito

17hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Descrição:

Ingresso: gratuito

17hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Descrição:

Ingresso: gratuito

17h às 18hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Yoga para crianças

Descrição: Atividade de música, movimento, labirinto, imitação de bichos e brincadeiras para prática do Yoga infantil. Com Cláudio Ganesh.

Ingresso: gratuito

17h10Bicicletário Livre do Centro Cívico

Ciclecine Musicletada – Um cinema em que você gera a energia pedalando!

Ingresso: gratuito

18hMUSEU GUIDO VIARO

Cinema: Festival Fellini – Marcello, Uma Vida Doce

Descrição: O documentário mistura trechos retirados de filmes em que ele atuou, entrevistas com suas filhas (Chiara e Barbara) e com vários diretores, atores, atrizes e outros profissionais que trabalharam com o ator, além de conversas com o próprio Mastroianni, em diferentes momentos de sua vida. Mastroianni fala de suas atuações, sua incapacidade de viver longe de um set de filmagem e sua famosa indolência, que não impediu que ele trabalhasse em quase 150 filmes.

Classificação: Livre

Ingresso: gratuito

18hTEATRO LALA

Mostra de Teatro Infantil: A Casinha do Terror

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Cinema: Festival Fellini – A Doce Vida

Descrição: Foi premiado com a palma de ouro em Cannes por unanimidade, fato inédito na época. É um dos mais marcantes e influentes filmes de Fellini. Comentário irônico, amargo e crítico do nosso tempo, contraditório e conflituoso.

Classificação 14 anos.

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Exposição: 23 cartazes dos filmes de Federico Fellini

Ingresso: gratuito

18h30 e 20h30 TEATRO LALA

Teatro: Ficaadica

Descrição: O espetáculo de humor foi escrito e encenado por Maicon Santini. A peça satiriza as situações que as pessoas enfrentam no dia a dia e os livros de autoajuda. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

18h40Bicicletário Livre do Centro Cívico

Ciclecine Musicletada – Um cinema em que você gera a energia pedalando!

Descrição:

Ingresso: gratuito

19hCENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA

A fisicalização das figuras: uma intertextualidade cênica

Descrição: Bate-papo com Silvia Monteiro, para jovens e adultos.

Ingresso: gratuito

19hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Teatro de fantoche e contação de história

Descrição: Chá de encerramento após as apresentações

Ingresso: gratuito

19hMuseu Municipal de Arte (MuMA)

Exposição: Alemão para Iniciantes

Descrição:

Ingresso: gratuito

19hGOETHE-INSTITUT CURITIBA

Filmclub Sessão Retrô: Os Onze Diabos e Por baixo das Pontes

Ingresso: gratuito

19hCENTRO CULTURAL FIEP

Cineclube Sesi: Acidente, dos diretores Cao Guimarães e Pablo Lobato

Descrição:

Ingresso: gratuito

19hESPAÇO CULTURAL PÉ NO PALCO

Mostra Plataforma – 4 solos dos residentes

Ingresso: gratuito

19h e 21hCASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Construção de um musical

Ingresso: gratuito

20hESPAÇO CULTURAL PÉ NO PALCO

Mesa-redonda entre público, residentes, Súbita Companhia e Fátima Ortiz

Ingresso: gratuito

20hTeatro Novelas Curitibanas

Os Pássaros

Descrição: A peça, dirigida por Don Correia, leva ao palco situações cotidianas de três figuras, que por meio de suas falas, constroem mundos distintos. A partir de então uma atmosfera de novas realidades são criadas e se borram nas temáticas propostas, levando o espectador a um sobrevoo pelo seu próprio imaginário.

Em cena, Maíra de Aviz, Sávio Malheiros e Paulo Alves trabalham com as noções do sujeito que se resignificam, em mutação e movimento, quando levada ao receptor. A instabilidade da cena, já construída pelo texto de Paulo Zwolinski, liberta o receptor da primazia do palco e permite ao público a invenção autônoma de realidades singulares. Paulo Zwolinski, uma das revelações da dramaturgia paranaense nos últimos anos, buscou em “Os Pássaros” uma escrita centrada na fala que se atualiza na presentificação de signos no tempo/espaço, proporcionando múltiplas possibilidades de significação que dependem inteiramente da ativação do imaginário de seu receptor.

E essa proposta de multiplicar interpretações também se desdobra à encenação. A movimentação corporal e vocal precisa relacionada aos movimentos de luz e som propõem a reconfiguração constante do espaço e a criação desses mundos distintos revelados a cada instante.

Classificação etária: 16

Ingresso: gratuito

20hTeatro da Reitoria da UFPR

Música: Orquestra Filarmônica da UFPR 20h L. Teatro da Reitoria da UFPR

Ingresso: gratuito

20hESPAÇO CULTURAL CIA DOS PALHAÇOS

Teatro: Pequeno Manual do Cavaleiro Andante

Descrição:

Ingresso: gratuito

20h30TEATRO LALA

Teatro: Uma Cama pra Três

Descrição: Plauto é um homem inteligente bem sucedido nos negócios. Todas as mulheres acham-no irresistível. Ele é casado com Wanda, uma mulher bonita, sensual e uma grande companheira. Tudo estaria bem se não fosse um problema. Ele passa por uma fase de impotência sexual. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

20h30TEUNI

Teatro: Rockville, da Companhia de Teatro Palavração da UFPR

Ingresso: gratuito

20h30TEATRO REGINA VOGUE

O Fato na Corrente

Descrição: Pela primeira vez, o Grupo FATO, com longo histórico de destaque no cenário local, nacional e internacional, apresenta-se na Corrente Cultural em Curitiba. O Grupo subirá ao palco com um espetáculo ao mesmo tempo atual e panorâmico de sua carreira, apresentando tanto músicas antigas, como outras do show atual “Da Tamancalha ao Sampler”, além de músicas inéditas que estarão presentes em disco a ser lançado em 2014, em primeiríssima mão para a Corrente Cultural.
O FATO é um grupo curitibano que elabora musicalmente a produção de diversos compositores da cena independente. Desde 1994, o grupo explora combinações de estilos, elementos musicais e ritmos que consolidaram uma sonoridade muito própria, reconhecida positivamente por críticos no Brasil e no exterior. Destaque para a utilização criativa dos tamancos de fandango e a criação da “Tamancalha”, instrumento “batedor de tamancos” inventado por Zé Loureiro Neto.
Segundo Rodolfo Stroeter, “o FATO mescla de forma inaudita a tradição (do Fandango do Paraná, por exemplo) com o inusitado, percorrendo uma trajetória que, a partir da visão do Sul brasileiro, abrange o Brasil moreno, urbano, rural, nordestino e muitas vezes sideral”.

Ingresso: gratuito

21hTEATRO DO PAIOL

Show com Felipe Cordeiro

Ingresso: R$25 e R$12,50

21hSOCIEDADE TREZE DE MAIO

Grupo Força da Capoeira - Flor do Baobá

Ingresso: gratuito

9hSOLAR DO BARÃO

Exposição: Factos da Actualidade

Ingresso: gratuito

9hMEMORIAL DE CURITIBA

Exposições: Anos 50, Abstratus, Curitiba Protesta, Otto e Mezzo

Ingresso: gratuito

9hMUSEU PARANAENSE

Exposições: 150 anos da Família Hauer no Brasil e Rituais Indígenas e a Fabricação do Corpo

Ingresso: gratuito

9hCAIXA CULTURAL

Exposição: Sérgio Rodrigues – Um Designer dos Trópicos

Ingresso: gratuito

9hMuseu Alfredo Andersen

Exposição: Semana Andersen – Exposição de Margarida Krause – Seleções retratos

Ingresso: gratuito

9hMuseu da Gravura

Exposições: Bienal Internacional de Curitiba

Ingresso: gratuito

9hEscola Municipal Nympha Maria da Rocha Pepelow

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

9h30CENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO

Teatro: Marcelo, Marmelo, Martelo

Descrição:

Ingresso: gratuito

9h CAIXA CULTURAL

Sérgio Rodrigues – Um Designer dos Trópicos

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

9hMUSEU PARANAENSE

150 anos da Família Hauer no Brasil e Rituais Indígenas e a Fabricação do Corpo

Descrição: Exposições

Ingresso: gratuito

10h CASA ANDRADE MURICY

Bienal Internacional de Curitiba

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

10hSALA DO ARTISTA POPULAR

Saudação à Natureza – Pinturas de Sandra Maciel

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

10hMuseu de Arte Contemporânea – MAC

A Geodésia Museológica

Descrição: Mostra do acervo

Ingresso: gratuito

10h MUSEU OSCAR NIEMEYER

Zero, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Descrição: Exposições

Ingresso: R$6 e R$3

10h às 19hCENTRO DE ARTE DIGITAL - PORTÃO CULTURAL

Sinfonia Comum, de Tiê Passos e Fábio Alves

Descrição: O projeto, dos artistas Fábio Alves e Tiê Passos, propõe a investigação da paisagem sonora da cidade. A instalação multimídia, que privilegia o ouvir, registra sons em extinção e outros gerados por novas atividades urbanas

Ingresso: gratuito

10h às 19hPORTÃO CULTURAL

Alemanha para Iniciantes

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

10h às 19hMuseu Municipal de Arte (MuMA)

Exposições: da Semana da Fotografia – Curitiba Luz, Imagem e Fotografia e Bauhaus

Descrição: Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abriga uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto”, que pode ser vista até o dia 15 de dezembro, reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.


A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans.

O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.

No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de

Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

Ingresso: gratuito

10h30BICICLETARIA CULTURAL

Lastro - Encontros de Arte e Crítica no p.ARTE

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

12hPraça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

14hESPAÇO CULTURAL PÉ NO PALCO

Composição de Cena Autoral

Ingresso: gratuito

14h MUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 Desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

14hESPAÇO CULTURAL PÉ NO PALCO

Workshop Súbita Companhia

Ingresso: gratuito

14h às 22hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Como Ver a Terra

Descrição: Exposição de artes plásticas de Rettamozo

Ingresso: gratuito

14h30 às 15h30 e 16h às 17hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Slingar e Dançar

Descrição: A partir do termo "sling" (ou babysling, pano de carregar bebês), mães e bebês praticam danças circulares em conjunto. Com Isabella Isolani

Ingresso: gratuito

14h30 às 19hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Labirintos Lúdicos

Descrição: Explanação, brincadeiras e dinâmicas diversas com diferentes modelos de labirintos unicursais, com Fabiana Machado.

Ingresso: gratuito

15h INSTITUTO CERVANTES

Mostra Cine de animação

Ingresso: gratuito

15h TEATRO LALA

Entre Duendes e Fadas

Descrição: Mostra de teatro infantil

Ingresso: gratuito

15h30MUSEU OSCAR NIEMEYER

Projeto Vitral – Música, Tempo e Espaço

Descrição: Apresentação dos músicos Indioney Rodrigues & Ricardo Janotto

Ingresso: gratuito

16h CENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO

Palco Livre – apresentações de artistas do bairro do Boqueirão e região

Descrição:

Ingresso: gratuito

16hColégio Estadual do Paraná

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

16h às 17h e 18h às 19hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Oficina de circo e teatro para crianças

Ingresso: gratuito

16h às 18hPASSEIO PÚBLICO

Performance de Tzitzi Barrantes

Descrição: A artista caminhará pelo Passeio Público com 50 folhas de papel cartão. Será decalcada a silhueta das sombras das árvores nas folhas como um quebra cabeça.

Ingresso: gratuito

16h30MUSEU OSCAR NIEMEYER

Vitral – Master Class

Ingresso: gratuito

17hPRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17h PRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

17hPraça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Festival Fellini – Oito e Meio

Descrição: Guido (Mastroianni) é o cineasta em crise que não consegue encontrar uma ideia para seu próximo filme. Atormentado, começa a ser assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida. Revê sua infância, encontra a amante, a esposa e sua musa, enquanto se preocupa com a realização de um filme.

Classificação 14 anos.

Ingresso: gratuito

18hESPAÇO CULTURAL PÉ NO PALCO

Apresentação da cena Meus Olhos estão degringolando

Ingresso: gratuito

18hCINEMATECA DE CURITIBA

Exposição: 23 cartazes dos filmes de Federico Fellini

Ingresso: gratuito

18h15ESPAÇO CULTURAL PÉ NO PALCO

Composição de Cena: Preparação de Atores e Estética Cênica

Descrição: Bate-papo

Ingresso: gratuito

18h30TEATRO LALA

A Tarada do Boqueirão

Descrição: Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

19h ESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Teatro de fantoche e contação de história

Descrição: Chá de encerramento após as apresentações

Ingresso: gratuito

19h30INSTITUTO CERVANTES

Dança Flamenca

Ingresso: gratuito

19h30ALIANÇA FRANCESA (SEDE)

A gastronomia na França – Uma conversa com Antonio Goulart

Descrição:

Ingresso: gratuito

20hTeatro Novelas Curitibanas

Os Pássaros

Descrição: A peça, dirigida por Don Correia, leva ao palco situações cotidianas de três figuras, que por meio de suas falas, constroem mundos distintos. A partir de então uma atmosfera de novas realidades são criadas e se borram nas temáticas propostas, levando o espectador a um sobrevoo pelo seu próprio imaginário.

Em cena, Maíra de Aviz, Sávio Malheiros e Paulo Alves trabalham com as noções do sujeito que se resignificam, em mutação e movimento, quando levada ao receptor. A instabilidade da cena, já construída pelo texto de Paulo Zwolinski, liberta o receptor da primazia do palco e permite ao público a invenção autônoma de realidades singulares. Paulo Zwolinski, uma das revelações da dramaturgia paranaense nos últimos anos, buscou em “Os Pássaros” uma escrita centrada na fala que se atualiza na presentificação de signos no tempo/espaço, proporcionando múltiplas possibilidades de significação que dependem inteiramente da ativação do imaginário de seu receptor.

E essa proposta de multiplicar interpretações também se desdobra à encenação. A movimentação corporal e vocal precisa relacionada aos movimentos de luz e som propõem a reconfiguração constante do espaço e a criação desses mundos distintos revelados a cada instante.

Classificação etária: 16

Ingresso: gratuito

20hTeatro da Reitoria da UFPR

Orquestra Filarmônica da UFPR

Ingresso: gratuito

20hCAIXA CULTURAL

O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas

Ingresso: R$10 e R$5

20hESPAÇO CULTURAL CIA DOS PALHAÇOS

Pequeno Manual do Cavaleiro Andante

Descrição:

Ingresso: gratuito

20h ESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Duo Joel Mueller e Sérgio Coelho

Descrição: Show de encerramento do projeto Arte Interativa Educativa, com o duo formado pelo violonista Joel Muller e o trombonista Sérgio Coelho. No repertório, música instrumental brasileira.

Ingresso: gratuito

20hTEATRO DO PAIOL

Grupo Vocal MPB Nós

Ingresso: R$30 e R$15

20h (Sessão Walk In)CENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA

Madrugada Sangrenta 2 – A Ressurreição Evil Dead 2

Ingresso: gratuito

20h30 TEATRO LALA

A Tarada do Boqueirão

Descrição: Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

20h30 TEUNI

Rockville, da Companhia de Teatro Palavração da UFPR

Descrição:

Ingresso: gratuito

21hCASA DA CULTURA POLÔNIA BRASIL

Sarau: Relicário de Músicas Paranaenses

Descrição:

Ingresso: gratuito

21hESPAÇO CULTURAL CASA LABIRINTO

Bate-papo: Processos criativos na arte e na educação

Descrição: Bate papo sobre Processos Criativos na Arte e na Educação, com participação de todos os artistas e arte educadores envolvidos no projeto Arte Interativa Educativa, com pedagogos convidados e mediação do diretor artístico Zé Geraldo.

Ingresso: gratuito

22hCENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA

Cinema: Zombio 2 – Chimarrão Zombies – Sessão Walk In

Descrição: Sessão Walk In com a presença do diretor Petter Baiestorf

Ingresso: gratuito

23hSOCIEDADE TREZE DE MAIO

Jangada Ligeira e Regional Matulão

Descrição: O Jangada Ligeira apresenta ao público um repertório variado do forró pé-de-serra tradicional com músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Jackon do Pandeiro, entre outros e também com músicas autorais. Xote, xaxado, baião, forró do bom, pisadinho, pra fazer dançar toda sorte de gente.

Grupo formado em 2002 por Mestre Pita,Carlinhos Ferraz e Alexandre Viana, três nordestinos que fizeram parte dos grupos pioneiros do forró em Curitiba. Com a formação tradicional do forró pé de serra( zabumba, triângulo e sanfona ) desde então animam as noites curitibanas de forró, sendo hoje referência para as bandas atuais do cenário curitibano.

Ingresso: gratuito

24h CENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA

Nervo Craniano Zero - Sessão Walk In e Blood-o-rama

Ingresso: gratuito

9hMuseu Alfredo Andersen

Semana Andersen – Exposição de Margarida Krause – Seleções retratos

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

9h às 12h e 13h às 18hSOLAR DO BARÃO

Factos da Actualidade

Descrição: Exposição

Ingresso: gratuito

9h às 12h e 13h às 18h MEMORIAL DE CURITIBA

Anos 50, Abstratus, Curitiba Protesta, Otto e Mezzo

Descrição: Exposições

Ingresso: gratuito

9h às 12h e 13h às 18h Museu da Gravura

Bienal Internacional de Curitiba

Descrição: Exposições

Ingresso: gratuito

10hCAIXA CULTURAL

Exposição: Sérgio Rodrigues – Um Designer dos Trópicos

Descrição:

Ingresso: gratuito

10hMUSEU PARANAENSE

Exposições: 150 anos da Família Hauer no Brasil e Rituais Indígenas e a Fabricação do Corpo

Ingresso: gratuito

10hCENTRO DE ARTE DIGITAL - PORTÃO CULTURAL

Sinfonia Comum - Exposição de arte digital de Tiê Passos e Fábio Alves

Descrição: O projeto, dos artistas Fábio Alves e Tiê Passos, propõe a investigação da paisagem sonora da cidade. A instalação multimídia, que privilegia o ouvir, registra sons em extinção e outros gerados por novas atividades urbanas

Ingresso: gratuito

10hCASA ANDRADE MURICY

Exposição: Bienal Internacional de Curitiba

Ingresso: gratuito

10hMuseu Alfredo Andersen

Semana Andersen

Descrição: Exposição de Margarida Krause – Seleções retratos

Ingresso: gratuito

10hPORTÃO CULTURAL

Exposição: Alemanha para Iniciantes

Ingresso: gratuito

10hRUA XV DE NOVEMBRO

Pintura Infantil

Ingresso: gratuito

10h Museu de Arte Contemporânea – MAC

A Geodésia Museológica

Descrição: Mostra do acervo

Ingresso: gratuito

10hMUSEU OSCAR NIEMEYER

Exposições: Zero, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Descrição:

Ingresso: R$6 e R$3

10hMuseu Municipal de Arte (MuMA)

Exposições: da Semana da Fotografia – Curitiba Luz, Imagem e Fotografia e Bauhaus

Descrição: Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abriga uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto”, que pode ser vista até o dia 15 de dezembro, reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.


A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans.

O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.

No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de

Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

Ingresso: gratuito

10hCASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

Teoria da Gravidade

Descrição: Intervenção urbana por meio da dança. O espetáculo é patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013 e será apresentado em frente à Casa Hoffmann

Ingresso: gratuito

10h às 18hCENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA

Bazar da Aldeia

Descrição: Em sua 4ª Edição, o Bazar traz o tema Juventude, e oferece a custos acessíveis o trabalho dos seguintes artistas e designers:

Iara Teixeira, Solda, Rogério Dias, Cláudio Alvarez, Luiz Rettamozo, ,Juan Mane Checa, Denise Roman e Atelier de Gravura do Solar do Barão, Elvo Benito Damo e Atelier de Escultura do Parque são Lourenço, Alfi Vivern, Susana Sá, Maria Inês Di Bella, Foca Cruz, Maureen Miranda, Lena Muniz, Rogério Borges, Marco Rocha, Paulo Assis, José Oliva, Glaucia Flügel, Tânia Maria dos Santos, Rosana Erci, Croquis Urbanos, Maringas Maciel, Milton Boeira, João Henrique Le Senechal, Marcelo De Angelis, Meemo, Cláudio Pilotto, Máquina de Escrever, Horácio De Bonis, Vinil Club, Ekochik, Malka Vivern, Balaio de Gato, Andrea Lima Arteira, Atelier Benvindo, Valente, Gretta de Barros, Ana Madu, Lamb, Josi Forbeci, Fuchik, Meu Capricho, A Dama e o Cachorrinho, Rainha de Paus, Simples Aurora, Marile Bravo, Nathalie Derrien, Cecília Mello, e Brooklyn Coffee Shop.

Ingresso: gratuito

10h30BICICLETARIA CULTURAL

Experimenta: Lastro – Encontros de Arte e Crítica no p.ARTE

Descrição:

Ingresso: gratuito

10h30CASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

Dança contemporânea

Descrição: Improviso de dança da companhia "Summus Contato e Improvisação". Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

11hPALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Cortejo Mundaréu

Descrição: Largada na Rua Marechal Floriano Peixoto, esquina com Rua das Flores até a Boca Maldita.

Ingresso: gratuito

11hPRAÇA SANTOS ANDRADE

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

11hPRAÇA CARLOS GOMES

Artistas em trabalho de rua

Descrição:

Ingresso: gratuito

11hPraça Rui Barbosa

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

11hPraça 19 de Dezembro

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

11hPraça Zacarias

Artistas em trabalho de rua

Ingresso: gratuito

11hCENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA

Roda de Choro

Ingresso: gratuito

11hCASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

Visita Guiada

Descrição: Intervenção urbana por meio da dança. A apresentação será em frente ao espaço da Casa Hoffmann.

Ingresso: gratuito

11h às 13hRUA XV DE NOVEMBRO

Performance de Maíra Vaz Valente

Descrição: Serão transportados baldes de água em uma corrente de pessoas do chafariz da Praça XV de Novembro para o chafariz da Praça General Osório

Ingresso: gratuito

12hPALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Wanderléa

Descrição: A cantora interpreta os maiores sucessos da sua carreira.

Ingresso: gratuito

12hMuseu da Gravura

Exposições: Bienal Internacional de Curitiba

Ingresso: gratuito

12h CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA

Bazar da Aldeia

Descrição: Voltado para a difusão da economia criativa e a promoção da arte desenvolvida em Curitiba, o evento leva ao público a possibilidade de conhecer de perto o talento de artistas locais.

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA DA ESPANHA

Saul Trumpet e Montanari

Ingresso: gratuito

12h às 22hPALCO MONSENHOR CELSO

Artistas de Rua e Jam

Ingresso: gratuito

13hCENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO

Ação Social no CCB

Ingresso: gratuito

13h AUDITÓRIO LONDRINA

Thayana Barbosa

Ingresso: gratuito

13h30PALCO RIACHUELO

Guilherme Arantes

Descrição: O cantor e compositor apresenta o show de lançamento de seu novo disco, “Condição Humana”, apresentando-se com Luiz Sérgio Carlini (guitarra, violões e lap steel guitar), Gabriel Martini (bateria, cajon e percussões), Willy Verdaguer (baixo) e Alexandre Blanc (guitarras e violões).

Ingresso: gratuito

14hTEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Narciso Nada

Ingresso: gratuito

14hCINEMATECA DE CURITIBA

Cinema: CineTrek

Descrição: Exibição da Mostra de filmes de ficção científica realizada pelo Fã Clube da Federação dos Planetas Unidos.

Ingresso: gratuito

14hMUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

14hPALCO RUÍNAS

Rafa Gomes

Descrição: Artista curitibano

Ingresso: gratuito

14h a meia-noitePALCO RUÍNAS

Atrações locais das 14h à meia-noite

Ingresso: gratuito

14h30PALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Esperanza

Ingresso: gratuito

14h30 AUDITÓRIO LONDRINA

Roberto Donato

Ingresso: gratuito

15hPRAÇA CARLOS GOMES

UAKTI

Descrição: Quarteto de música instrumental, formado por Marco Antônio Guimarães, Artur Andrés Ribeiro, Paulo Sérgio Santos e Décio Ramos. O Uakti é conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, construídos pelo próprio grupo.

Ingresso: gratuito

15hCENTRO CULTURAL FIEP

Musicalização Infantil

Ingresso: gratuito

15hMEMORIAL DE CURITIBA

Danças Urbanas

Descrição: Apresentação de dança do grupo Street Extreme. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

15hPALCO RUÍNAS

MUV

Descrição: A banda mistura reggae, rock e música popular nordestina

Ingresso: gratuito

15h às 16hPRAÇA DA ESPANHA

Performance de Ieke Trinks

Descrição: A performance será uma caminhada de um grupo de 50 pessoas por um caminho pré-determinado (da Praça da Espanha a Praça General Osório), todos juntos, andando grudados e andando de costas


Ingresso: gratuito

15h e 17hTEATRO DE BONECOS DR. BOTICA

Teatro: Tão longe e tão perto

Ingresso: R$ 15 e R$ 7,50

15h30TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Punkake

Ingresso: gratuito

15h30PALCO RIACHUELO

Desafio Acrobatividade – Circocan

Ingresso: gratuito

16hPASSEIO PÚBLICO

Teatro: Marias da Luz

Ingresso: gratuito

16hPRAÇA DA ESPANHA

Gente Boa da Melhor Qualidade

Descrição: Música brasileira dos anos 30, 40 e 50

Ingresso: gratuito

16hPALCO RUÍNAS

Banda Gentileza

Ingresso: gratuito

16h AUDITÓRIO LONDRINA

Jackson Franklin

Ingresso: gratuito

16h30PALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Karol Conka

Descrição: A rapper se apresenta com os artistas: Lurdez da Luz, Kamau, Sombra e Nairobi.

Ingresso: gratuito

17hPRAÇA CARLOS GOMES

Paulinho Moska e Orquestra À Base de Corda

Descrição: A Orquestra À Base de Corda, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, acompanha o músico carioca Paulinho Moska.

Ingresso: gratuito

17hBIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Uma noite na Biblioteca V

Ingresso: gratuito

17hCASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

Palavras sem palavras

Descrição: Apresentação de dança contemporânea. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013, irá ocorrer em frente à Casa Hoffmann

Ingresso: gratuito

17hCASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

A Seguir

Descrição: Espetáculo de dança contemporânea de Micheline Torres

Ingresso: gratuito

17hTEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Mordida

Ingresso: gratuito

17hPALCO RUÍNAS

Djambi

Ingresso: gratuito

18hMUSEU OSCAR NIEMEYER

Aula-show com José Miguel Wisnik e Estrela Leminski

Descrição: Espetáculo sobre Paulo Leminski (Auditório Poty Lazzarotto)

Ingresso: gratuito

18hPRAÇA DA ESPANHA

A Cor do Som

Descrição: A Cor do Som é um grupo que se criou a partir do séquito dos músicos que acompanhavam Moraes Moreira após a sua saída dos Novos Baianos.

Ingresso: gratuito

18h30PALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Gaby Amarantos

Descrição: A cantora apresenta os grandes Hits de sua carreira como ''Xirley'' e ''Ex Mai Love''

Ingresso: gratuito

18h30TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Charme Chulo

Ingresso: gratuito

19hPORTÃO CULTURAL

Ginga Total Tribus

Ingresso: R$ 10

19hPALCO RUÍNAS

Roda de conversa sobre drogas

Descrição: Trata-se de uma roda de conversa sobre a temática das drogas, com a participação de três especialistas que tratam do tema de uma forma bastante inovadora, polêmica e descomplicada. Participarão o jornalista Tarso Araújo (nascido no Rio de Janeiro, formado em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), que é grande especialista em drogas em geral e “um viciado nesse debate”, o jornalista Zé Beto e o diretor de Políticas Municipais sobre as Drogas, Diogo Busse. O debate será o mediado pelo jornalista Alvaro Borba.

Ingresso: gratuito

19hPRAÇA CARLOS GOMES

Waltel para t@dos - Show com Ravi Brasileiro com participação de Rogéria Holtz

Ingresso: gratuito

19h30MEMORIAL DE CURITIBA

Dança Jazz

Descrição: Apresentação da Cia De Dança Eliane Fetzer. Espetáculo patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013.

Ingresso: gratuito

19h30AUDITÓRIO LONDRINA

Julião Boêmio

Ingresso: gratuito

19h30 MEMORIAL DE CURITIBA

Dança: Brainstorm – “Unbroken”

Ingresso: gratuito

20hPALCO RIACHUELO

Moraes Moreira

Descrição: O artista traz para Curitiba o show de comemoração dos 40 anos de lançamento do álbum definitivo dos Novos Baianos

Ingresso: gratuito

20hTEATRO SESI DO CAMPUS DA INDÚSTRIA

Teatro: Ausência

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

20hCAIXA CULTURAL

Teatro: O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas

Ingresso: R$10 e R$5

20hTeatro Novelas Curitibanas

Os Pássaros

Descrição: A peça, dirigida por Don Correia, leva ao palco situações cotidianas de três figuras, que por meio de suas falas, constroem mundos distintos. A partir de então uma atmosfera de novas realidades são criadas e se borram nas temáticas propostas, levando o espectador a um sobrevoo pelo seu próprio imaginário.

Em cena, Maíra de Aviz, Sávio Malheiros e Paulo Alves trabalham com as noções do sujeito que se resignificam, em mutação e movimento, quando levada ao receptor. A instabilidade da cena, já construída pelo texto de Paulo Zwolinski, liberta o receptor da primazia do palco e permite ao público a invenção autônoma de realidades singulares. Paulo Zwolinski, uma das revelações da dramaturgia paranaense nos últimos anos, buscou em “Os Pássaros” uma escrita centrada na fala que se atualiza na presentificação de signos no tempo/espaço, proporcionando múltiplas possibilidades de significação que dependem inteiramente da ativação do imaginário de seu receptor.

E essa proposta de multiplicar interpretações também se desdobra à encenação. A movimentação corporal e vocal precisa relacionada aos movimentos de luz e som propõem a reconfiguração constante do espaço e a criação desses mundos distintos revelados a cada instante.

Classificação etária: 16

Ingresso: gratuito

20hPRAÇA DA ESPANHA

Jazzy

Ingresso: gratuito

20hPRAÇA DA ESPANHA

Simone Mazzer

Ingresso: gratuito

20hCASA DA MEMÓRIA

Aa Momento de Simetria

Descrição: Parte da ação de literatura da Bienal Internacional de Curitiba, o poema “Aa Momento de Simetria”, do poeta argentino Arturo Carrera, será projetado na parede externa da Casa da Memória, no Largo da Ordem.

Ingresso: gratuito

20hTEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Os Penitentes

Ingresso: gratuito

20h30TEATRO GUAÍRA

Balé Teatro Guaíra – A Sagração da Primavera

Descrição: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão

Ingresso: gratuito

20h30TEUNI

Teatro: Rockville, da Companhia de Teatro Palavração da UFPR

Ingresso: gratuito

21hPRAÇA CARLOS GOMES

Tributo a Legião Urbana - Kadu Lambach

Ingresso: gratuito

21h30PALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Martinho da Vila

Descrição: Sambista, Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB, com várias composições gravadas do exterior e considerado por muitos críticos como um dos melhores compositores do Brasil, interpretando músicas dos mais variados ritmos.

Ingresso: gratuito

21h30TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Sick Sick Sinners

Ingresso: gratuito

22hPALCO RUÍNAS

Anacrônica

Ingresso: gratuito

23hPRAÇA CARLOS GOMES

Black Maria

Ingresso: gratuito

23h30TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Melódic

Ingresso: gratuito

24hCINEMATECA DE CURITIBA

Cinema: Flash Gordon no Planeta Mongo

Descrição:
A humanidade está condenada à destruição! Um planeta distante saiu de sua órbita e está vindo em rota de colisão com a Terra. Enquanto o Dr. Hans Zarkov trabalha incansavelmente para finalisar seu projeto de foguete espacial. Quando uma chuvas de meteoros destrói sua espaçonave. Flash Gordon e Dale Arden aterrissam perto da nave de Zarkov. O cientista os convida a juntar-se a ele em sua jornada para salvar a Terra e o heróico trio parte para a mais fantástica aventura de suas vidas rumo ao ameaçador planeta Mongo!

Ingresso: gratuito

24hPALCO RUÍNAS

Confraria da Costa

Ingresso: gratuito

9hSOLAR DO BARÃO

Exposição: Factos da Actualidade

Ingresso: gratuito

9hMEMORIAL DE CURITIBA

Exposições: Anos 50, Abstratus, Curitiba Protesta, Otto e Mezzo

Ingresso: gratuito

01hTEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Seven Side Diamond

Ingresso: gratuito

10hPALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Palavra Cantada – Show Aventuras Musicais

Ingresso: gratuito

10hCAIXA CULTURAL

Exposição: Sérgio Rodrigues – Um Designer dos Trópicos

Descrição:

Ingresso: gratuito

10hMUSEU PARANAENSE

Exposições: 150 anos da Família Hauer no Brasil e Rituais Indígenas e a Fabricação do Corpo

Descrição:

Ingresso: gratuito

10hCASA ANDRADE MURICY

Bienal Internacional de Curitiba

Ingresso: gratuito

10hMuseu Alfredo Andersen

Exposição: Semana Andersen – Exposição de Margarida Krause – Seleções retratos

Descrição:

Ingresso: gratuito

10hPORTÃO CULTURAL

Exposição: Alemanha para Iniciantes

Ingresso: gratuito

10h Museu de Arte Contemporânea – MAC

A Geodésia Museológica

Descrição: Mostra do acervo

Ingresso: gratuito

10h MUSEU OSCAR NIEMEYER

Zero, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Descrição: Exposições

Ingresso: R$6 e R$3

10h MUSEU OSCAR NIEMEYER

Exposições: Zero, Bienal Internacional de Curitiba, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural e Idea Brasil

Ingresso: R$6 e R$3

10hMuseu Municipal de Arte (MuMA)

Exposições: da Semana da Fotografia – Curitiba Luz, Imagem e Fotografia e Bauhaus

Descrição: Os projetos Locação, de Nicole Lima, e Light and Loud, de Ricardo Perini, serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

O Curitiba Luz Imagem Fotografia (CLIF) selecionou os dois fotógrafos que irão integrar a mostra oficial do evento, que reúne de 18 a 24 de novembro alguns dos principais nomes da fotografia contemporânea. Nicole Lima e Ricardo Perini irão receber bolsas no valor de R$ 1 mil para a produção dos projetos Locação e Light and Loud, que serão incorporadas à exposição fotográfica coletiva com 15 artistas convidados, no Museu Municipal de Artes de Curitiba (Muma).

A curadoria do CLIF é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.

O Museu Municipal de Arte – Portão Cultural abriga uma exposição inédita de fotografias da Bauhaus, a famosa escola de design alemã e uma das mais importantes escolas de arte do século 20. A mostra “bauhaus.foto”, que pode ser vista até o dia 15 de dezembro, reúne 100 imagens selecionadas do acervo do Museu de Design de Berlim, numa realização conjunta do Goethe-Institut e da Fundação Cultural de Curitiba.


A Bauhaus é uma escola de vanguarda, fundada em 1919, por Walter Gropius, conhecida mundialmente pela sua produção nas áreas de design e arquitetura. Entretanto, a fotografia e o cinema também tiveram importância no contexto desse movimento, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial. Essas novas mídias refletiam o espírito da época, atraindo estudantes e professores pela capacidade de captar através da imagem a aceleração da vida por diferentes olhares. A fotografia foi incluída nos currículos da escola em 1929, com a introdução de uma matéria vinculada à oficina de publicidade, sob a direção de Walter Peterhans.

O Arquivo da Bauhaus / Museu de Design em Berlim mais de 40 mil registros fotográficos. Para a mostra no Brasil, a curadora Anja Guttenberger, do Arquivo da Bauhaus, fez uma seleção das 100 imagens mais representativas da coleção, incluindo fotografias clássicas de Lucia Moholy, László Moholy-Nagy e T. Lux Feininger, e imagens de fotógrafos menos conhecidos, como Kattina Both, Irene Bayer e Max Peiffer Watenphul, além de obras não menos ambiciosas de autores totalmente incógnitos. Os registros variam de instantâneos a documentos históricos e ilustram, por meio de diagonais dinâmicas, perspectivas extremas e truques profissionais, o manuseio experimental e profissional da mídia fotográfica na Bauhaus.

No prédio projetado por seu fundador, Walter Gropius, à beira do Canal Landwehr, no bairro Tiergarten, em Berlim, apresenta-se a todos os visitantes a maior coleção do mundo sobre a história da escola e os diversos aspectos de seu trabalho. Além dos temas relacionados ao seu entorno, o arquivo Bauhaus também se dedica a questões atuais sobre arquitetura e design contemporâneos, posicionando-se como Museu de Design na paisagem berlinense de museus. Mais informações sobre a escola estão no site www.bauhaus.de

Para a exposição “bauhaus.foto” foi produzido um catálogo bilíngue de 144 páginas em inglês e português. A exposição integra a “Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014”, com o lema “Quando ideias se encontram”, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países. Confira a programação em www.alemanha-e-brasil.org/de

Ingresso: gratuito

10hCAFÉ BABETTE

Café Literário

Ingresso: gratuito

10hPALCO RUÍNAS

Trio Quintina

Ingresso: gratuito

10h às 18hPALCO MONSENHOR CELSO

Artistas de Rua e Jam

Ingresso: gratuito

10h às 18hCENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA

Bazar da Aldeia

Descrição: Em sua 4ª Edição, o Bazar traz o tema Juventude, e oferece a custos acessíveis o trabalho dos seguintes artistas e designers:

Iara Teixeira, Solda, Rogério Dias, Cláudio Alvarez, Luiz Rettamozo, ,Juan Mane Checa, Denise Roman e Atelier de Gravura do Solar do Barão, Elvo Benito Damo e Atelier de Escultura do Parque são Lourenço, Alfi Vivern, Susana Sá, Maria Inês Di Bella, Foca Cruz, Maureen Miranda, Lena Muniz, Rogério Borges, Marco Rocha, Paulo Assis, José Oliva, Glaucia Flügel, Tânia Maria dos Santos, Rosana Erci, Croquis Urbanos, Maringas Maciel, Milton Boeira, João Henrique Le Senechal, Marcelo De Angelis, Meemo, Cláudio Pilotto, Máquina de Escrever, Horácio De Bonis, Vinil Club, Ekochik, Malka Vivern, Balaio de Gato, Andrea Lima Arteira, Atelier Benvindo, Valente, Gretta de Barros, Ana Madu, Lamb, Josi Forbeci, Fuchik, Meu Capricho, A Dama e o Cachorrinho, Rainha de Paus, Simples Aurora, Marile Bravo, Nathalie Derrien, Cecília Mello, e Brooklyn Coffee Shop.

Ingresso: gratuito

10h às 18h30MUSEU OSCAR NIEMEYER

Musicletada

Ingresso: gratuito

10h às 19hCENTRO DE ARTE DIGITAL - PORTÃO CULTURAL

Sinfonia Comum, de Tiê Passos e Fábio Alves

Descrição: O projeto, dos artistas Fábio Alves e Tiê Passos, propõe a investigação da paisagem sonora da cidade. A instalação multimídia, que privilegia o ouvir, registra sons em extinção e outros gerados por novas atividades urbanas

Ingresso: gratuito

10h30TEATRO GUAÍRA

Orquestra Sinfônica do Paraná

11hTEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Eugenio Fim

Ingresso: gratuito

11h30PALCO RUÍNAS

Namastê

Ingresso: gratuito

11h30 AUDITÓRIO LONDRINA

Simonami

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA CARLOS GOMES

Gaúcho da Fronteira

Descrição: Um dos mais conhecidos intérpretes de música regional gaúcha do Brasil.

Ingresso: gratuito

12hPALCO RIACHUELO

Poléxia

Ingresso: gratuito

12hCENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA

Bazar da Aldeia

Ingresso: gratuito

12hMuseu da Gravura

Exposições: Bienal Internacional de Curitiba

Descrição:

Ingresso: gratuito

12hPRAÇA DA ESPANHA

Gaiteiros de Lume

Descrição: Grupo com referências da música celta tradicional e irish drinking songs, a principal atração do grupo sem dúvida alguma, são as variadas gaitas de foles.

Ingresso: gratuito

12h10TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Black Cherry

Ingresso: gratuito

12h30PALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Criolo

Descrição: No palco, Criolo se apresenta ao lado dos produtores Daniel Ganjaman (teclados e programação eletrônica), que também assina a direção musical do show e Marcelo Cabral (baixo acústico e elétrico); dos músicos Guilherme Held (guitarra), Maurício Badé (percussão), Sérgio Machado (bateria) e do fiel escudeiro DJ Dan Dan (voz e picapes).

Ingresso: gratuito

13hPALCO RUÍNAS

Universo em Verso Livre

Ingresso: gratuito

13h AUDITÓRIO LONDRINA

Gerson Bientinez

Ingresso: gratuito

13h20TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Trem Fantasma

Ingresso: gratuito

14hMUSEU GUIDO VIARO

Exposição: 70 desenhos de Federico Fellini

Descrição: Integrando o Festival Fellini, traz 40 desenhos dos personagens de criados por Fellini, e 30 desenhos eróticos para serem vistos em monóculos.

Ingresso: gratuito

14hPRAÇA DA ESPANHA

Jazz Cigano

Descrição: Quinteto com um estilo “Gypsy Jazz" traz em seu repertório músicas tradicionais e composições próprias

Ingresso: gratuito

14hMEMORIAL DE CURITIBA

Teoria da Gravidade

Descrição: Intervenção urbana por meio da dança. O espetáculo é patrocinado pelo edital da Corrente Cultural 2013 e será apresentado em frente à Casa Hoffmann

Ingresso: gratuito

14h30PRAÇA CARLOS GOMES

Alexandre Nero e Orquestra À Base de Sopro

Descrição: A Orquestra À Base de Sopro, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, acompanha o músico curitibano Alexandre Nero.

Ingresso: gratuito

14h30TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Alienação Afrofuturista

Ingresso: gratuito

14h30PALCO RUÍNAS

Léo Fressato

Ingresso: gratuito

14h30 AUDITÓRIO LONDRINA

Rapha Moraes

Ingresso: gratuito

15hTEATRO DE BONECOS DR. BOTICA

Tão longe e tão perto

Descrição: Teatro infantil

Ingresso: gratuito

15h às 17hPraça Generoso Marques

Performance de Lauro Borges

Descrição: Ação para instalação de uma mandala branca no chão da praça Generoso Marques com talco e stêncil. Após, serão distribuídas centenas de mandalas brancas confeccionadas em diferentes materiais (papel, tecido, plástico) na cor branca durante uma caminhada no trajeto entre a Praça Generoso Marques e as Ruínas de São Francisco.

Ingresso: gratuito

15h30PALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Grupo Boca Negra – O Samba da Vila Tassi

Ingresso: gratuito

15h40TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

ANT

Ingresso: gratuito

16hPALCO RIACHUELO

Blitz

Descrição: A banda composta por Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Cláudia Niemeyer (baixo), Andrea Coutinho (backing vocal) e Mariana Salvaterra (backing vocal) apresentam show com músicas regadas a rock, pop, reggae, blues, eletrônico, baladas de gaita e violão e letras bem-sacadas. Tudo com típico bom-humor que sempre foi a marca de Mesquita & Cia.
+

Ingresso: gratuito

16hPASSEIO PÚBLICO

Marias da Luz

Ingresso: gratuito

16hPRAÇA DA ESPANHA

Emerson Caruso Trio

Descrição: Um dos grupos de blues mais importantes e experientes da região, apresenta composições próprias dos dois discos gravados ao longo da carreira.

Ingresso: gratuito

16hPRAÇA CARLOS GOMES

Estrela Leminski e Teo Ruiz

Ingresso: gratuito

16hPALCO RUÍNAS

Maxixe Machine

Ingresso: gratuito

16h50TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Cabes MC

Ingresso: gratuito

17hTEATRO DE BONECOS DR. BOTICA

Tão longe e tão perto

Descrição: Teatro infantil

Ingresso: gratuito

17hAUDITÓRIO ANTÔNIO CARLOS KRAIDE

Ginga Total Tribus

Ingresso: R$10 e R$5

17h30PALCO RUÍNAS

Raíssa Fayet

Ingresso: gratuito

17h30 AUDITÓRIO LONDRINA

Edith de Camargo

Ingresso: gratuito

18hPRAÇA CARLOS GOMES

Lenine

Descrição: O músico apresenta o trabalho do seu novo disco "Chão", e alguns sucessos que marcaram a sua carreira.

Ingresso: gratuito

18hTeatro da Reitoria da UFPR

Prêmio Paraná Hip Hop

Descrição: Maior premiação do gênero no estado, conta com 15 categorias, como Crew de Breaking, Graffiti Free Style, Grupo de Rap, entre várias outras. O Prêmio já está em sua 3ª edição e busca valorizar a cultura urbana.

Ingresso: gratuito

18hTemplo Evangélico Luterano, Igreja de Cristo

Concerto da série Música na Igrejinha

Descrição:

Ingresso: gratuito

18hTEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Bangstars

Ingresso: gratuito

18hCASA HOFFMANN – CENTRO DE ESTUDO DO MOVIMENTO

Interferência

Descrição: O evento será em frente ao espaço da Casa Hoffmann.

Ingresso: gratuito

18h30PALCO CONEXÕES (BOCA MALDITA)

Fundo de Quintal

Descrição: O show reverencia o samba passeando pelos clássicos da banda. O grupo também traz canções do último disco como ''Nossa Verdade'', ''Fera no Cio'' e ''Fé em Deus''

Ingresso: gratuito

19hPALCO RUÍNAS

Tiago Iorc

Descrição: O cantor apresenta no Palco Rúinas a turnê ZESKI com sucessos do novo disco como "Música Inédita" e "Forasteiro".

Ingresso: gratuito

19hCAIXA CULTURAL

O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas

Descrição: Teatro

Ingresso: R$10 e R$5

19hTEATRO SESI DO CAMPUS DA INDÚSTRIA

Peça Ausência

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00

19hCENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS

A ilha do nada

Ingresso: gratuito

19hPALCO RUÍNAS

Tiago Iorc

Ingresso: gratuito

19h10TEATRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA

Tambor de Ideias

Ingresso: gratuito

19h30TEUNI

Rockville, da Companhia de Teatro Palavração da UFPR

Ingresso: gratuito

19h30 AUDITÓRIO LONDRINA

Cia. de Dança Eliane Fetzer

Ingresso: gratuito

20hTeatro Novelas Curitibanas

Os Pássaros

Descrição: A peça, dirigida por Don Correia, leva ao palco situações cotidianas de três figuras, que por meio de suas falas, constroem mundos distintos. A partir de então uma atmosfera de novas realidades são criadas e se borram nas temáticas propostas, levando o espectador a um sobrevoo pelo seu próprio imaginário.

Em cena, Maíra de Aviz, Sávio Malheiros e Paulo Alves trabalham com as noções do sujeito que se resignificam, em mutação e movimento, quando levada ao receptor. A instabilidade da cena, já construída pelo texto de Paulo Zwolinski, liberta o receptor da primazia do palco e permite ao público a invenção autônoma de realidades singulares. Paulo Zwolinski, uma das revelações da dramaturgia paranaense nos últimos anos, buscou em “Os Pássaros” uma escrita centrada na fala que se atualiza na presentificação de signos no tempo/espaço, proporcionando múltiplas possibilidades de significação que dependem inteiramente da ativação do imaginário de seu receptor.

E essa proposta de multiplicar interpretações também se desdobra à encenação. A movimentação corporal e vocal precisa relacionada aos movimentos de luz e som propõem a reconfiguração constante do espaço e a criação desses mundos distintos revelados a cada instante.

Classificação etária: 16

Ingresso: gratuito

20h30CAPELA SANTA MARIA ESPAÇO CULTURAL

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Descrição:

Ingresso: gratuito

9h SOLAR DO BARÃO

Exposição: Factos da Actualidade

Ingresso: gratuito

9h MEMORIAL DE CURITIBA

Exposições: Anos 50, Abstratus, Curitiba Protesta, Otto e Mezzo

Descrição:

Ingresso: gratuito

9hPRAÇA CENTRAL DA VILA VERDE

Domingo Cultural: Rádio Cidade Industrial FM

Ingresso: gratuito

9h30 CENTRO CULTURAL BOQUEIRÃO

Palco Livre e Polenta do Boqueirão

Ingresso: gratuito

14hPequeno Cotolengo

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

8hColégio Estadual João Mazarotto

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

11hEscola Municipal Cel. Durival de Britto e Silva

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito

14hColégio Estadual Lauro Esmanhoto

Waltel Para Tod@s - com Ravi Brasileiro

Descrição: Ravi Brasileiro se apresenta com Waltel Branco por todas as regiões de Curitiba, levando ao público um pouco da história e importância do maestro na música brasileira e mundial para os alunos de escolas públicas e comunidades.

Ingresso: gratuito